7 de julho de 2009

Picu , Itamonte - MG








Saímos do Baú e fomos direto para a cidade de Itamonte que fica bem na divisa entre Minas e Rio, nos arredores do Parque nacional de Itatiaia. Nosso objetivo era passar uns dias escalando um monolito de uns cento e tantos metros chamado de Picu.

Existem duas trilhas que levam a pedra, nós fomos pelo "Engenho da Serra". Este éo o nome da empresa de agua mineral que tem no começo do caminho. Não foi nada fácil, depois do trecho inicial bem tranquilo passamos por vários "túneis de bambu" que deram bastante trabalho para passar com as mochilas!


Esta foto é reveladora!!! Que situação!

O Picu é alucinante!!! A Rocha é uma espécie de conglomerado com mto boa aderência!! Negativos, fendas e diedros lindos!!!



A via normal passa bem pela face a esquerda da pedra, uma bonita e fácil via em agarras e aderência. Escalamos tbém uma variante a direita da segunda cordada mais difícil 7b e bem bonita!

Primeira cordada da via normal!



Eu na Primeira cordada da via normal!

Ficamos 3 dias e saímos no começo da tarde do ultimo dia, quando começou a chover. Escalamos Quase todas as vias do local, algumas fendas curtas e uma longa com 4 cordadas, lindas! Cuidado especial deve ser tomado com as abelhas!!



Eu na via de 7b variante da normal!


Grampo no cume, original da conquista da chaminé "Pai Eugenio" , acreditem em 1952!!!! Por escaladores na época do CEB-Clube Excursionista Brasileiro. Escalada impressionante para a época! Tivemos o privilégio de conhecer o neto de um dos conquistadores, foi mto legal! Não é de hoje que malucos por pedra escalam nos locais mais remotos!! Imagino como foi para abrir a trilha!!!

Beto na terceira cordada da "Frango a passarinho" 6 VIIIa.

Fomos embora com vontade de voltar!! Mais um local pouco conhecido apesar da data da primeira via e com escaladas incríveis!!!