24 de agosto de 2009

Fendas perfeitas na serra do Lenheiro!!!

Os comentários e elogios eram muitos!! As fendas são lindas, proteções boas, entalamentos de dedo, quartzito de alta qualidade! O Beto não parava de engrandecer o local, e como sei que ele é louco por fendas como eu, não podia deixar de conferir! Bora pra Minas, São João del Rey!

3 Pontões da Serra do Lenheiro.

Após um belo almoço tipicamente mineiro ( melhor culinária do Brasil ) e entrar em contato com o mundo pela net, compramos comida e fomos procurar um local para bivacar. Antes demos uma volta para conhecer um pouca da bela e histórica cidade mineira, linda!

Gerra e paz VII.

O Beto (Roberto Sponchiado) conhecia algumas vias, mas não tinhamos croquis, não sabíamos as dificuldades ou qualquer outro detalhe. A oportunidade era excelente, saímos escalando todas! Realmente o pico merece muitos elogios, escalada esportiva em móvel da melhor qualidade!

Sublime Inconsequência VIIc.

"Sublime Inconsequência" o nome em completa sintonia com a linha! A fissura de dedos mais linda que eu ja vi, sublime!! A linha é uma fissura onde somente em alguns locais vc consegue entalar os dedos, os pés tem duas agarrinhas para começar e depois é só na fissura! As proteções são tão sublimes quanto a linha, micro nuts já separados para saca-los com agilidade, pequenos para não ocupar o lugar dos dedos, friends só se vc abrir mão da qualidade dos entalamentos! A via segue por duas cordadas, a primeira toda delicada como descrevi anteriormente e e segunda uma fenda de punhos perfeita, nenhuma proteção fixa!!! Primeira cordada mandada por poucos guiando e sacando, entrei a primeira vez em top e saiu a vista o primeiro crux de VIIc, depois entrei sacando e mandei a primeira parte mas acabei desistindo no teto de VIIa que parecia ter proteções tbém dificies!! Mas com certeza é uma via que voltarei para termina-la!!



Inscrições rupestres.

As inscrições rupestres presentes em um dos setores demonstram que o homen já habitava este lugar a milhares de anos atraz!! Algumas pequenas grutas, grandes tetos na rocha e um ponto de visão privilegiado em cima das pedras devem ter atraído nossos antepassados para este local.




Os 3 Pontões da Serra do lenheiro são propriedade do exercito brasileiro e é utilizado para o treinamento de técnicas de montanhismo e escalada. Existe uma base militar bem próxima a estrada de frente para as vias. Para escalar é preciso pegar autorização. O feio são as fechas e números que eles desenham para identificar as vias, isso que todas elas são fendas com linhas óbvias! Também espalharam vários cabos de aço pelo cume com o objetivo de criar vias ferratas, sinceramente estava bem exagerado!!

Enfim o local é muito legal vale a pena conhecer e voltar!!!
Boas escaladas!!!

2 de agosto de 2009

Escaladas no Parna de Itatiaia



Escalar em Itatiaia era um plano antigo que sempre ia ficando para depois devido as oportunidades e contra tempos diários. Mas agora lá estava eu na estrada de acesso ao Parna mais antigo do Brasil fundado em 1937 no então governo de Getúlio Vargas.
Sua formação rochosa é rara e pouco encontrada no país, parecido com granito, porem trata-se de nefelino sienito. Rocha de excelente aderência, fendas lindas e uma infinidade de canaletas e chaminés!

Chegamos na entrada do parque ao meio dia e nos informamos das normas e taxas!!! Burocracia, descaso e nenhum respeito as "práticas de mínimo impacto" que são divulgadas pelo próprio IBAMA. Proibido, proibido e proibido!!! Santa preguiça brasileira, que deveria investir em educação e estrutura, nosso governo sempre vai pelo caminho mais fácil e iguinorante, PROIBIÇÃO TOTAL!!! Entrada 12 reias, proibido acampar dentro do parque, e no abrigo único local onde é permitido dormir é preciso reservar com 10 dias de antecedencia e tem que ser na sede administrativa, eta, eta!! Como era tarde para entrar neste dia e precisávamos descansar um pouco das escaladas do Picú decidimos entrar no dia seguinte e neste primeiro dia escalar nas duas pedras que ficam antes da portaria do parque, Pedra do Camelo e da Caveira.

Pedra do Camelo


Escalada na Pedra da Caveira.


Como era dia de descanso não queríamos fazer muita força mais a ultima via "Emotion rescue" VII acabou dando um pouco mais de trabalho!!

Prateleiras 2548 m de altitude.

Nosso destino no primeiro dia dentro do parque foi as Prateleiras. Algumas fendas perfeitas estavam nos esperando!!!


Trilha para as Prateleiras.

Escalamos a fenda Tubarão VIIB , Natasha VIIa e mais uma fissura de dedo muito louca que não lembro o nome. Por ultimo subimos a Pedra da tartaruga, uma escalada fácil em trepa blocos mais muito aérea e bonita!




Pedra do Tubarão - Prateleiras.

Escalando o Cume da Pedra da Tartaruga - Prateleiras.Roberto Sphonciado "Beto" chegando ao cume.

Nos dia que ficamos em itatiaia bivacamos próximo a entrada do parque. Na noite do segundo dia caiu uma tempestade com muitos raios!! Dois deles caíram muito perto de nós chegando a derrubar uma árvore a menos de 20 m de onde estávamos!! Foi assustador!! Eu dormi no carro! Uiiii!

Pico Agulhas Negras 2751 m

O dia seguinte amanheceu com tempo bom e fomos escalar as Agulhas Negras. Como não conhecíamos nada e tínhamos poucas informações seguimos pela via Bira, uma das mais fáceis da montanha. A escalada nas agulhas é muito particular, com ares de alpes! Uma boa orientação as vezes em condições de neblina extrema é comum acontecer e as escaladas são verdadeiros labirintos de blocos. Subir por rampas de pedra e trepar blocos esquisitos de cair é algo corriqueiro, se esta húmido ou molhado a coisa complica bastante!


Beto em uma das rampas iniciais de II grau.


Fizemos o cume sul escalando as partes mais técnicas do final apenas com uma corda e 2 mosquetões nada mais, utilizando técnicas antigas como segurança e rapel de corpo, foi uma experiência legal!

Relax após a escalada, curtindo o por do sol magnífico!!!

No dia seguinte seguimos para São João Del Rey-MG, Três Pontões da serra do Lenheiro.