19 de maio de 2008

De bike pelo sul da Argentina e Chile




Com certeza não há um veículo que permita viajar tendo um contato tão grande com as pessoas e a paisagem local como a bicicleta. Essa foi a principal razão que me levou a viajar de bicicleta 5400 KM , saindo de Cordoba-AR atravessando a cordilheira dos Andes e passando através das regiões dos lagos e vulcões Chilenos , pedalando pelas magnificas e intimidadoras paisagens Patagônicas até chegar à Ushuaia.
Tudo começou dia 13 de setembro de 2000 , após seis meses de planejamento e condicionamento físico , e é claro uma boa dose de entusiasmo após ler livros como " No guidão da liberdade " e " Atravessando fronteiras ". Estava eu saindo de Cordoba-AR para 3 meses e 25 dias de surpresas e incertezas sobre duas rodas. Fica difícil resumir toda a viagem em poucos parágrafos mas em cada um tentarei relatar algumas das varias situações vividas.
Com quase duas semanas de viagem de Cordoba à Mendonza passando pôr regiões pouco habitadas e paisagem semidesértica estava começando a subir a cordilheira. Saindo de Mendonza resolvi mudar meu trajeto e passar pela estrada de "Villavicencio" pôr ser mais selvagem e bonita. Ao chegar a cidade de "Uspallata" conheci dois ciclistas americanos , Brain e Emily , acampamos juntos e como íamos todos para Santiago-CL pedalamos juntos até o Parque do Aconcágua , onde acampamos próximo a lagoa Horcones aos pés do monte Aconcágua. O dia seguinte amanheceu horrível e tivemos uma difícil pedalada com ventos fortes, neve e muito frio. Neste trajeto conhecemos Eric, ciclista chileno que estava passando de carro pôr nos e nos convidou para dormirmos em sua casa , dizia ele possuir uma " casa de ciclistas"?!? Viajamos até Los Andes , cidade à 80 KM de Santiago onde Eric possuía um pequeno sitio na entrada da cidade voltado para a face sul do Aconcágua. Sua casa foi construída com a ajuda dos ciclistas que ali passaram. Recebendo ciclistas desde 86 já haviam passado centenas e de várias nacionalidades e estilos. Ali descobri que existia uma rede de "casas de ciclistas" pôr todo o mundo que alojam ciclistas viajantes. Fiz muitas amizades e passei momentos incríveis em sua casa , ao sair não tive palavras para agradece-lo.
Partindo de Los Andes passei rapidamente pela região central do Chile para curtir pôr mais tempo a paisagem e a hospitalidade tão famosas do sul chileno. Nesta região os percursos foram tranqüilos, com um clima levemente frio e com muitos lagos e pequenas cidades pelo caminho , não precisei preocupar-me muito com os suprimentos e lugares para dormir , as estradas eram tranqüilas e estavam razoavelmente boas. Apesar de toda essa comodidade foi um dos trajetos mais solitários da viagem.
Patagônia, com certeza a região mais incrível que conheci. A costa do pacifico com suas florestas magníficas e clima muito chuvoso e frio e as estepes com seus ventos desafiadores e paisagem desértica. Foi neste ambiente que conheci Lorenzo, ciclista vasco ( país Vasco Espanha ) que já estava pedalando há 3,5 anos , saindo de Seatlo USA já havia conhecido quase todos os países das América. Figura realmente diferente e nômade nato Lorenzo me acompanhou até Ushuaia. Enfrentamos ventos tão fortes que pôr dias não conseguíamos pedalar, pois o vento lateral nos derrubava da "bike". Lembro-me de olhar para a estrada e ver pequenas pedras serem arrastadas pelo vento. Apesar de toda dificuldade o calor da hospitalidade da população local compensava, pôr vezes éramos recebidos como velhos amigos nas "haciendas de la Patagônia". Ao chegar a cidade de El Calafate para visitar o glaciar "Perito Moreno" conhecemos Jun, ciclista japonês que juntou-se a nos. Estivemos também pôr 5 dias no parque " Torres del Paine " , caminhamos entre suas incríveis torres graníticas e lagos de coloração exuberante.
Chegamos a Ushuaia dia 23 de dezembro ao chegar conhecemos mais três ciclistas mexicanos que nos convidaram para passar a ceia de natal juntos. No dia 25 pedalamos os últimos quilômetros e chegamos a baía de "Lapataia" lugar mais ao sul possível de chegar em uma bicicleta , 1500 KM do polo sul , " FIM DO MUNDO ".

Esta viagen foi realizada entre 13/09/2000 à 25/12/2001.

Um comentário:

Miriam Chaudon disse...

Daniel,é antiga essa foto e essa aventura...mas tá muito linda!Não tem como não fazer comentário!!!Com certeza,mesmo sendo de 2008,a emoção está guardada bem forte em seu coração!Isso não se esqueçe e nem envelhece...
Bjs,Miriam.