29 de setembro de 2009

Eta Minas Gerais!!!

Como é bom estar e escalar no interior de minas! Andradas esta no sul de Minas Gerais, na divisa com São Paulo. Na estrada que vai para a simpática cidade de Ibitiura estão muitos pedrões, muita vias abertas e muitas e serem abertas!!

Pedra do Elefante

  A primeira a ser vista quando inicia a estrada de terra é o Elefante, pedrão com várias vias abertas  de 3 a 7 grau, paredes de até 300m. As vias em geral na maioria são bem pretegidas E1,E2, longas aderências nas maiores vias que ficam na cabeça do elefante e vias mais verticais no corpo. Escalamos a via 5:15 no corpo, classica do setor com crux em reglates 5+, linda via! Curtimos muito o visual no cume!


A trilha chega na cabeça onde estão as aderências.



Terceira cordada.


No Cume, caminhada do corpo para a cabeça do Elefante.


Meditação no cume.

  Chegamos ao bairro do Pantâno ( se pronuncia assim mesmo ) querendo acampar próximos a entrada da trilha para a Pedra do Pantâno. Assim que paramos para pedir informações no centrinho da localidade conhecemos o seu Dimas que era dono da casa onde o Henrique o "velho" alugou para montar o Refúgio do Velho, insistui muito para que ficassemos no minimo acampando no refugio e foi irrecusável tamanha hospitalidade! Então estavamos muito bem alojados eu e o Leonardo Honorato no refúgio que fica a poucos minutos da Pedra do Pantâno! E foi nesta pedra que fizemos a maior parte das nossas escaladas na região. Pela facilidade de acesso e principalmente pela qualidade das vias!!!


Abrigo do Velho



Pedra do Pantâno, base da via Pão Francês 5 VI+ E2/E3 D2.

A primeira via que escalamos foi a Pão Francês, esta fenda que começa no centro da foto e depois segue para a direita em direção ao diedro. Ela segue um sistema de fendas e canaletas até a quarta cordada, uma escalada super natural em sua maior parte protegida em móvel. A quarta cordada é o crux da via, lances delidados para passar um tetinho e proteções trabalhosas temperam esta cordada! Linda escalada "aventurosa" gostamos muito da via e diria a quem vai para andradas não pode deixar de escala-la!!


Leo chegando na segunda parada, emendamos as duas primeiras.


Coruja no ninho com filhote ao lado da P2.

  Uma das coisas  que chamou muita a atenção na região é a facilidade para se ver animais silvestres, a coruja foi nosso primeiro encontro mas também vimos, siriemas, morcegos, tucanos, muitos passarinhos e sempre escutavámos os sauás espécie de pequeno primata, incrivel!!


                    Inicio da quarta cordada.

Escalamos tbém as vias:


                                  Savamu 5+ VI E1 D2.


    Caninana 6 VIIb E1 D1.


     Crux da Caninana na terceira cordada, via linda!


Leo na segunda cordada da via Andragônia 7 VIIb E2 D2.
Esta é uma das vias mais exigentes do local, muito boa, com 3 coradas de 7 grau bem legais!



                             Terceira cordada.

  Um dia por convite do Henrique fomos conhecer a Pedra do Divino e tentar conquistar uma grande fenda de quase 200m que cortava a bela parede.

                 Pedra do Divino
A conquista começou bem a fenda era boa com lances bonitos até que!!!! Abelhas!! Muitas! Batemos em retirada antes de irrita-las! Ainda tentamos escalar uma outra fenda mas também haviam abelhas, que lastima queria muito ter escalado!

O Henrique combinou de voltar alguns dias depois e tentar tirar as abelhas durante a noite, mas ele não pode vir de Mogi Guaçu onde trabalha e nós então decidimos ir para Teresópolis escalar o Dedo de Deus!

Nenhum comentário: