16 de agosto de 2010

De bondinho no Pão de Açucar!

Desde 2001 viajei praticamente todos os invernos para a região da Mantiqueira, sul de minas e ou Rio de Janeiro. Mas na maioria das vezes que fui ao rio fiquei pela a região serrana, apenas em 2003 fiz uma rápida visita na qual escalei pela primeira vez no Pão de Açucar e retornei somente agora.
 Face oeste, vista do Morro da Urca.
Na primeira visita assim como nesta fiquei poucos dias, principalmente pela dificuldade de se hospedar no RJ, hospedagens caras, transito, risco se assaltos e todas as dificuldades do caos urbano. Justamente por estas dificuldades que aproveitei a oportunidade que surgiu na ultima hora de ficar hospedado na casa do PH na Urca a poucos metros do Pão de Açucar.
Fomos eu e o Fernando "Grilo" de Laguna de carro direto de Bombinhas para a Urca , saímos as 7h e chegamos as 23h30 na casa do PH. Ainda não conhecia o PH , cara muito gente boa que nos recebeu com uma super hospitalidade! Valeu PH!!!
Já no dia seguinte as 8h estávamos na base da via Secundo Costa Neto 5 VIIa E3 D3.
Primeira cordada da secundo, bem apertadinha!!!
Segunda cordada a chaminé vai virar um lindo diedro!

Nando na saída da terceira cordada!
Nossa o RJ continua lindo !!! Ao fundo o Morro da Babilónia, Urca e bem ao fundo a direita o Corcovado.
Nando na penultima parada.
Que escalada maravilhosa ainda mais depois de semanas sem escalar por causa da chuva!! Em excelente companhia do novo amigo Nando.
Chegar ao cume do Pão de Açucar é algo único, pop!! Para chegar na estação vc escala pela proteção do mirante da estação do bondinho. Chegando ao cume logo aparecem turistas fazendo perguntas. O cume normalmente é um local isolado e que dificilmente vc encontra alguém!! Aqui é um dos principais pontos turísticos desta mega cidade!!
Até shops tem!!!
A pedidos do Nando que escalava pela primeira vez aqui fomos escalar a clássica e talvez  mais frequentada via local a Italianos 5 V E1 D1 na face oeste. Um pequeno erro na saída da via e começamos pela Cisco Kid que tem já de inicio um lance de 7b maroto.
Descendo de bondinho com vista para a face oeste.
A Italianos termina antes do cume, então seguimos por uma variante que vai em direção a  via secundo.

O local onde existem as vias mais impressionastes do Pão de Açucar é o Toten que fica na face sul. 
Esta visão é da face oeste, o toten é a formação a direita da parede.

No ultimo dia que fiquei na "Cidade Maravilhosa" fomos escalar a super clássica Chaminé Gallotti 5 VI, com quase 300m esta via foi conquistada em 1952 e foi a quarta a chegar ao cume. Durante a conquista os escaladores encontraram uma "múmia" , um cadáver e o motivo da morte é um mistério até hoje.

Vista do Totem e da Chaminé Gallotti.
Na noite anterior choveu bastante, amanheceu bem instável mas fomos mesmo assim. Escalamos alguns trechos molhados no inicio, depois choveu um pouco mas estávamos protegidos dentro da grande fenda.
Tiramos poucas fotos e nenhuma boa, esta acima é na quarta cordada onde tem um lance de oposição para sair da chaminé. Linda enfiada!
Nando na P3.
Penúltima cordada, logo começou a chover forte e escorrer água, então descemos.
No mesmo dia viajamos até o Dedo de Deus para escalar no dia seguinte, mas a chuva não parou!!!!

3 comentários:

Miriam Chaudon disse...

Nossa!!! Que beleza....muita escalada linda nessa minha linda cidade maravilhosa!!!Muito legal mesmo.Lembra que um dia precisas conhecer as escaladas em Niterói!
Bjs,Miriam.

ESCALADAGRANITO disse...

Boa Daniel, muito massa essa viagem ai, o Nando conta várias histórias.

Essa semana, estou reabrindo a academia, da uma olhada no blog, ajude a divulgar por ai, quando vens fazer uma visita aqui heim?

Agora vamos por nossos trabalhos em pratica.

abraço

Grillo disse...

Owww monstrengoooo não sabia q tu tinha blog, ja ta adicionado na minha listagem, o site da garras tbm!

Essa foi irada, ainda lembro dos detalhes, vc guiando a primeira chamine da Secundo, SINISTRO expossssssssssssssssssssssssstoooooooooooo...kkkkk!!!!

Altas trips, pena choveu no ultimo dia heim, se nao a leste do Dedo Deus ia tbm, fica pra proxima, ano q vem pego ferias denovo, ai ja sabe, podemos ficar uns 3 dias no dedo e mais uma semana la no Sergio Tartari!!! KAMONNNNNNNNN!!!

ABRAÇAO, DEUS ABENÇOE!!!

Nando.