27 de outubro de 2009

Dedo de Deus!

Depois de um belo descanço na tranquilidade de Andradas e de ver que a previsão do tempo era exelênte para a Serra dos Orgãos, não tivemos duvidas, vamos para o Dedos de Deus! A pretenção era escalar a via Diedro de Salomith 7 VIIB D2 E4 localizada na face leste do dedo indicador. Via esta conquistada na década de 80 e que queria escalar já há algumas temporadas passadas!

Imagem do bivaque na noite anterior a escalada! Foto do Leonardo Honorato.

Primeira vez no Dedo, o clima estava incrivelmente aberto, estavamos muito motivados! O Dedo de Deus é um grande marco no montanhismo brasileiro, sua conquista foi em 1912 realizada por moradores de Teresópolis, após tentativa de montanhistas alemães que disseram na época ser impossivel escala-lo. Já na caminhada fomos imaginando como foi na conquista, enfrentar aquela floresta abrindo  a trilha em encostas bem ingremes, 1h30 caminhando rápido até a base dos cabos de aço.

Leo nos 100m de cabos de aço.

O trecho de cabo não é mole!! Levar uma luvinha é importante pois o cabo tem partes enferrujadas e com farpas que machucam as mãos. Depois de subir mais um pouco por trilhas chegamos a base da via que é fácil de achar. Iniciamos a primeira das 8 cordadas. Começa já em um lindo diedro!

Eu no primeiro diedro.
Nesta primeira parte da via o que estraga um pouco é a quantidade de grampos ao lado das fendas, ta certo que a via é do tempo em que ter friends no Brasil era coisa rara, só espero que não regrampeiem. Sem grampos nas fendas a linha iria ficar sublime!! Passadas lindas em fendas e agarras!

Leo ao final do primeiro diedro.

Passagem fotogênica, ao fundo o Dedo de Nossa Senhora.

Leo na passagem mais aéria da via e no crux obrigatório de 7a.

Começamos a trilhas com mais dois grupos, o primeiro eram escaladores de SP e o outro um grupo guiado por um guia do parque. O primeiro segui pela via da conquista a "Teixeira" e o outro pela Leste.

Cordada filé, diedro fendado de VIIb, fiquei amarradão!!!

Nesta escalada rolou uma energia muito boa, me sentia com gás total e perfeito entrosamento com o Leonardo! Guiei todas!! Como é bom isso numa via longa, te deixa muito mais focado!! Cada vez me amarro mais na escalada tradicional a mãe de todas e mais completa! Ela te permite desenvolver não só o corpo mais a mente de maneira única. Vc pode encarar muitas cordadas como esportivas entrando para encadenar e ao mesmo tempo tendo que se orientar, superando os medos e se preocupando com toda a logística!

Cume!!! Serra dos Orgãos ao fundo.

Contemplação.

Escalavrado visto do cume do Dedo.

Ao iniciar o rapel encontramos os outros dois grupos. Chegamos no carro bem cansados e rumamos direto para Salinas, meca das grandes paredes!!!

Adeus Dedo, até a próxima!