Imagem do bivaque na noite anterior a escalada! Foto do Leonardo Honorato.
Primeira vez no Dedo, o clima estava incrivelmente aberto, estavamos muito motivados! O Dedo de Deus é um grande marco no montanhismo brasileiro, sua conquista foi em 1912 realizada por moradores de Teresópolis, após tentativa de montanhistas alemães que disseram na época ser impossivel escala-lo. Já na caminhada fomos imaginando como foi na conquista, enfrentar aquela floresta abrindo a trilha em encostas bem ingremes, 1h30 caminhando rápido até a base dos cabos de aço.
Leo nos 100m de cabos de aço.
O trecho de cabo não é mole!! Levar uma luvinha é importante pois o cabo tem partes enferrujadas e com farpas que machucam as mãos. Depois de subir mais um pouco por trilhas chegamos a base da via que é fácil de achar. Iniciamos a primeira das 8 cordadas. Começa já em um lindo diedro!
Eu no primeiro diedro.
Nesta primeira parte da via o que estraga um pouco é a quantidade de grampos ao lado das fendas, ta certo que a via é do tempo em que ter friends no Brasil era coisa rara, só espero que não regrampeiem. Sem grampos nas fendas a linha iria ficar sublime!! Passadas lindas em fendas e agarras!
Leo ao final do primeiro diedro.
Passagem fotogênica, ao fundo o Dedo de Nossa Senhora.
Leo na passagem mais aéria da via e no crux obrigatório de 7a.
Começamos a trilhas com mais dois grupos, o primeiro eram escaladores de SP e o outro um grupo guiado por um guia do parque. O primeiro segui pela via da conquista a "Teixeira" e o outro pela Leste.
Cordada filé, diedro fendado de VIIb, fiquei amarradão!!!
Nesta escalada rolou uma energia muito boa, me sentia com gás total e perfeito entrosamento com o Leonardo! Guiei todas!! Como é bom isso numa via longa, te deixa muito mais focado!! Cada vez me amarro mais na escalada tradicional a mãe de todas e mais completa! Ela te permite desenvolver não só o corpo mais a mente de maneira única. Vc pode encarar muitas cordadas como esportivas entrando para encadenar e ao mesmo tempo tendo que se orientar, superando os medos e se preocupando com toda a logística!
Cume!!! Serra dos Orgãos ao fundo.
Contemplação.
Escalavrado visto do cume do Dedo.
Ao iniciar o rapel encontramos os outros dois grupos. Chegamos no carro bem cansados e rumamos direto para Salinas, meca das grandes paredes!!!
Adeus Dedo, até a próxima!
4 comentários:
Aê Daniel!!! Tá no paraiso hem!!!
Tá show o teu blog. Se estiver por aqui, participa do encontro no sítio em Camboriú no mês de Novembro, 21 e 22.
Boas Escaladas Amigo!!
Grande Abraço.
Celso Denis de Lima
ItaCrux Adventure.
Fala Daniel,
Ótimas escalada hein! Tá mandando muito... Fiz tb a Andragonia na Pedra do Pantano... Tenso, mas compensador!
A Diedro Salomith é muito psico? Será mais que a Andragonia?
Vc viu que eu aproveitei bem sua Koflash, fiz varios cumes com ela na Bolivia
abs.
Fotos de tirar o fôlego! Parabéns pela conquista.
Oi Daniel!
Jà havia passeado por aqui mas hoje
vou deixar recado...lindas as escaladas...lindas as montanhas...
muita saudade desse pedaço de paraíso....!Até mais! Miriam.
Postar um comentário