7 de abril de 2011

Suerte Patagonica!

Uau!! Chegar a Chalten com tempo bom escalar e ir embora tudo isso em 6 dias depois de mais de 2 meses de peregrinação pelos Andes foi incrível!!! Pura suerte! Mas foi o que passou comigo e com o Eduardo Pedro quando escalamos a Aguja Guillaumet pela via Comesaña-Fonrouge 6b 350m. Leia o relato abaixo do Edu que foi publicado na edição número 4 do "Jornal da Montanha".

"Eu e o Daniel Fernandes pelo dia 20 de Fevereiro bem na metade da melhor janela da temporada, então subimos para Piedras Negras no mesmo dia com a idéia de fazer uma escalada mais rápida porque não teríamos muito tempo mais de janela assim escolhemos a travessia da Agulha Guillaumet para a Agulha Mermoz, começando pela via Comesaña-Fonrouge VIIa-350 metros na Agulha Guillaumet. Subimos rapidamente a Guillaumet e em quatro horas de escalada estávamos no cume. Começamos a fazer a travessia e no último trecho, justo onde faríamos os rapéis para chegar a Agulha Mermoz, chegamos a um tramo que pelas descrições era para ser de neve mas encontramos puro gelo devido a temporada estar bem adiantada. Como optamos em não levar crampons, para ir mais leve, tivemos que voltar deste ponto. Escalando tudo que tínhamos rapelado e rapelando tudo que havíamos escalada até voltarmos mais uma vez ao cume da Guillaumet, onde rapelamos pela via que escalamos chegando na base ainda com luz e um pouco de vento."  

Visual ao amanhecer do primeiro dia, Cerro Torre abaixo da lua e o maior é o Fitz Roy.

Bem pra complementar o relato do amigo no inicio da escalada tem uma rampa de neve de uns 180m que eu subi de tênis e o Edu de bota ambos sem grampons, logo depois de nós chegaram mais escaladores com botas e grampons! Na volta rapelamos esta rampa pois a neve estava dura e era bem vertical. Escalamos quase toda a via em simultâneo com exceção da cordada de 6b. A ida e volta da travessia para a Mermoz nos rendeu mais 8 cordadas.
Bivac em Piedras Negras, ao fundo as Agulhas Gullaumet e Mermoz e Fitz.
Edu na ultima cordada antes das rampas para o cume.

Eu no cume da Agulha Guillaumet!


Fiquei hipnotizado pelo local, quero mais!!!

5 comentários:

Daniel J.Casas, Joinville/SC disse...

yeahhhhhhhhhhhhhhh
parabénsssssssssss
show as fotos.....tb quero!!!!!!!!!!!
dani casas

Guilherme Forbeck disse...

JAYA!!

Lindas as fotos!
Perfeita a janela!
Alucinante a escalada!
Hipnotizante o pico!

Parabéns aos parceiros!

Miriam Chaudon disse...

Daniel, que viagem! Quantas escaladas maravilhosas...que venham outras!

Anônimo disse...

Buenas...
já tinha visto seu post
é realmente espetacular
altas picos, altas fotos...

estou tentando entrar em contato
com você mas o email está voltando
tens outro endereço?

gd abç

bode_montanha@yahoo.com.br

Junior Costa disse...

Que relato fantástico , lugar surreal , parabéns pelas fotos e pelo blog . Tenho um blog sobre relatos na Serra Paranaense: http://ummergulhoembuscadear.wordpress.com/

abraço !