2 de agosto de 2009

Escaladas no Parna de Itatiaia



Escalar em Itatiaia era um plano antigo que sempre ia ficando para depois devido as oportunidades e contra tempos diários. Mas agora lá estava eu na estrada de acesso ao Parna mais antigo do Brasil fundado em 1937 no então governo de Getúlio Vargas.
Sua formação rochosa é rara e pouco encontrada no país, parecido com granito, porem trata-se de nefelino sienito. Rocha de excelente aderência, fendas lindas e uma infinidade de canaletas e chaminés!

Chegamos na entrada do parque ao meio dia e nos informamos das normas e taxas!!! Burocracia, descaso e nenhum respeito as "práticas de mínimo impacto" que são divulgadas pelo próprio IBAMA. Proibido, proibido e proibido!!! Santa preguiça brasileira, que deveria investir em educação e estrutura, nosso governo sempre vai pelo caminho mais fácil e iguinorante, PROIBIÇÃO TOTAL!!! Entrada 12 reias, proibido acampar dentro do parque, e no abrigo único local onde é permitido dormir é preciso reservar com 10 dias de antecedencia e tem que ser na sede administrativa, eta, eta!! Como era tarde para entrar neste dia e precisávamos descansar um pouco das escaladas do Picú decidimos entrar no dia seguinte e neste primeiro dia escalar nas duas pedras que ficam antes da portaria do parque, Pedra do Camelo e da Caveira.

Pedra do Camelo


Escalada na Pedra da Caveira.


Como era dia de descanso não queríamos fazer muita força mais a ultima via "Emotion rescue" VII acabou dando um pouco mais de trabalho!!

Prateleiras 2548 m de altitude.

Nosso destino no primeiro dia dentro do parque foi as Prateleiras. Algumas fendas perfeitas estavam nos esperando!!!


Trilha para as Prateleiras.

Escalamos a fenda Tubarão VIIB , Natasha VIIa e mais uma fissura de dedo muito louca que não lembro o nome. Por ultimo subimos a Pedra da tartaruga, uma escalada fácil em trepa blocos mais muito aérea e bonita!




Pedra do Tubarão - Prateleiras.

Escalando o Cume da Pedra da Tartaruga - Prateleiras.Roberto Sphonciado "Beto" chegando ao cume.

Nos dia que ficamos em itatiaia bivacamos próximo a entrada do parque. Na noite do segundo dia caiu uma tempestade com muitos raios!! Dois deles caíram muito perto de nós chegando a derrubar uma árvore a menos de 20 m de onde estávamos!! Foi assustador!! Eu dormi no carro! Uiiii!

Pico Agulhas Negras 2751 m

O dia seguinte amanheceu com tempo bom e fomos escalar as Agulhas Negras. Como não conhecíamos nada e tínhamos poucas informações seguimos pela via Bira, uma das mais fáceis da montanha. A escalada nas agulhas é muito particular, com ares de alpes! Uma boa orientação as vezes em condições de neblina extrema é comum acontecer e as escaladas são verdadeiros labirintos de blocos. Subir por rampas de pedra e trepar blocos esquisitos de cair é algo corriqueiro, se esta húmido ou molhado a coisa complica bastante!


Beto em uma das rampas iniciais de II grau.


Fizemos o cume sul escalando as partes mais técnicas do final apenas com uma corda e 2 mosquetões nada mais, utilizando técnicas antigas como segurança e rapel de corpo, foi uma experiência legal!

Relax após a escalada, curtindo o por do sol magnífico!!!

No dia seguinte seguimos para São João Del Rey-MG, Três Pontões da serra do Lenheiro.

Nenhum comentário: