24 de agosto de 2009

Fendas perfeitas na serra do Lenheiro!!!

Os comentários e elogios eram muitos!! As fendas são lindas, proteções boas, entalamentos de dedo, quartzito de alta qualidade! O Beto não parava de engrandecer o local, e como sei que ele é louco por fendas como eu, não podia deixar de conferir! Bora pra Minas, São João del Rey!

3 Pontões da Serra do Lenheiro.

Após um belo almoço tipicamente mineiro ( melhor culinária do Brasil ) e entrar em contato com o mundo pela net, compramos comida e fomos procurar um local para bivacar. Antes demos uma volta para conhecer um pouca da bela e histórica cidade mineira, linda!

Gerra e paz VII.

O Beto (Roberto Sponchiado) conhecia algumas vias, mas não tinhamos croquis, não sabíamos as dificuldades ou qualquer outro detalhe. A oportunidade era excelente, saímos escalando todas! Realmente o pico merece muitos elogios, escalada esportiva em móvel da melhor qualidade!

Sublime Inconsequência VIIc.

"Sublime Inconsequência" o nome em completa sintonia com a linha! A fissura de dedos mais linda que eu ja vi, sublime!! A linha é uma fissura onde somente em alguns locais vc consegue entalar os dedos, os pés tem duas agarrinhas para começar e depois é só na fissura! As proteções são tão sublimes quanto a linha, micro nuts já separados para saca-los com agilidade, pequenos para não ocupar o lugar dos dedos, friends só se vc abrir mão da qualidade dos entalamentos! A via segue por duas cordadas, a primeira toda delicada como descrevi anteriormente e e segunda uma fenda de punhos perfeita, nenhuma proteção fixa!!! Primeira cordada mandada por poucos guiando e sacando, entrei a primeira vez em top e saiu a vista o primeiro crux de VIIc, depois entrei sacando e mandei a primeira parte mas acabei desistindo no teto de VIIa que parecia ter proteções tbém dificies!! Mas com certeza é uma via que voltarei para termina-la!!



Inscrições rupestres.

As inscrições rupestres presentes em um dos setores demonstram que o homen já habitava este lugar a milhares de anos atraz!! Algumas pequenas grutas, grandes tetos na rocha e um ponto de visão privilegiado em cima das pedras devem ter atraído nossos antepassados para este local.




Os 3 Pontões da Serra do lenheiro são propriedade do exercito brasileiro e é utilizado para o treinamento de técnicas de montanhismo e escalada. Existe uma base militar bem próxima a estrada de frente para as vias. Para escalar é preciso pegar autorização. O feio são as fechas e números que eles desenham para identificar as vias, isso que todas elas são fendas com linhas óbvias! Também espalharam vários cabos de aço pelo cume com o objetivo de criar vias ferratas, sinceramente estava bem exagerado!!

Enfim o local é muito legal vale a pena conhecer e voltar!!!
Boas escaladas!!!

Nenhum comentário: